Your Name

agosto 26, 2020 1
Your Name


Essa postagem tem o objetivo de esclarecer o enredo e o final do filme Kimi No Na Wa.

Esse filme é uma ameaça visual (no bom sentido) para seus olhos por causa dos cenários e paisagens que é marca registrada nos filmes do Makoto Shinkai. Algumas animações têm seu fluxo tão devagar que às vezes você não precisa prestar bastante atenção para entender o que se passa durante e no final, com esse daqui não é bem assim... Muita informação relevante é jogada para quem está assistindo que se o mesmo não prestar atenção irá acabar perdendo algum detalhe que vai resultar naquela sensação de estar perdido sem entender nada durante ou no final do filme. Assim, se você ainda não assistiu o filme para de ler aqui agora e vai assisti-lo.

E X P L I C A Ç Ã O

Irei colocar as coisas em ordem cronológica para melhorar o entendimento.

Muito tempo atrás, um meteoro caiu criando uma grande cratera e ao correr dos anos um lago se formou próximo a cratera. A cidade fictícia chamada de Itomori está situada ao redor deste lago. Nossa protagonista (Mitsuha) mora nessa cidade com sua irmã (Yotsuha) e avó (Hitoha Miyamizu). Ela é de uma família de sacerdotisas de um santuário que inclusive cuida desse santuário por gerações.

Quando ela e sua irmã eram pequenas sua mãe faleceu e seu pai acabou se afastando da família já que ele não se tinha interesse em continuar cuidando do santuário. Anos se passaram e ele se tornou prefeito de Itomori. Mistuha tem dois amigos que sempre estão com ela, Teshi e Sayaka.

Mitsuha

Mitsuha já não aguenta mais sua vida pacata na cidade de Itomori, ela e sua irmã são sacerdotisas de um santuário e anualmente realizam o ritual de dança kagura. Durante o ritual elas fazem kuchikamizake que é uma bebida alcoólica feito a base de arroz e saliva humana. Assim que estiver pronto esse saquê ele é oferecido ao deus daquele templo. É um fato que ela não se sente bem quando colegas de sua escola assistem ela realizando tal ritual. Pra ela isso é tão constrangedor que chega ao ponto dela desejar nascer um garoto de Tóquio em sua próxima vida.

É importante lembrar que a família dela (as mulheres) têm um histórico de troca de corpos com outras pessoas. No final das contas, para elas toda essa experiência não passa de sonhos e nada além disso pode acontecer.

                           O cordão de tricô de fio vermelho

A avó de Mitsuha e Yotsuha ensina a elas a arte de tricotar fio num tipo de malha especial… Ela explica que esse processo está conectado ao fio vermelho do destino, uma crença que um fio imaginário une duas pessoas. Não importando como a vida se desenrola esse fio fatalmente irá fazer com que essas duas pessoas se encontrem. Ela também explica como o fio representa o fluxo do tempo (essa parte é bastante metafórica, o cordão feito de tricô de fio vermelho que Mitsuha usa durante o filme tem o poder de unir ela com outra pessoa, no caso Taki o protagonista masculino).

                                      Troca de corpos - Mitsuha

Durante esse período, Mitsuha começa a trocar de corpo com um garoto chamado Taki Tachibana  que mora em Tóquio. No começo ela pensa que tudo aquilo não passa de mero sonho, mas logo ela percebe que as trocas são reais. Quando ela está no corpo dele em Tóquio, ele está no corpo dela em Itomori. Um ponto chave que deve ser entendido aqui é que Mitsuha está trocando de corpo com Taki 3 anos no futuro. Assim, quando ela está no corpo dele, ela está 3 anos no futuro da sua linha temporal, mas ela não percebe isso, na verdade ela assume que eles estão trocando de corpos na mesma linha temporal. Depois de tanto trocar de corpo com Taki e conhecê-lo melhor ela acaba se apaixonando por ele e assim ela decide ir até Tóquio ao encontro dele. Ela chega em Tóquio e procura por ele, tenta ligar no telefone dele mas a ligação não pode ser completada. Ela esbarra com ele em um metrô, mas esse Taki que ela vê é o Taki 3 anos antes dele experimentar a troca de corpo com ela. Resultado, ele não faz a mínima ideia sobre quem é ela. Mitsuha fica brava por achar que ele a está ignorando e então ela desce na próxima parada, mas antes de descer ele pergunta qual o nome dela, ela não diz e simplesmente dá o cordão feito de tricô de linha vermelha para ele. O cordão ligou os dois nesse ponto.

                                         Troca de corpos - Taki

Taki é um garoto que estuda e mora em Tóquio. Certo dia em um metrô ele conhece uma garota que misteriosamente lhe entrega um cordão de fio vermelho. Esse cordão prende ele a ela. Ele usa esse cordão como um amuleto da sorte. No dia seguinte ao encontro ele observa o cometa passando próximo da terra. Ele fica sabendo que parte do cometa atinge uma cidade no Jiapão destruindo a cidade e matando seus habitantes. Nesse ponto ele não tem nenhum conhecimento sobre Itomori e as pessoas que moram lá. 3 anos depois de conhecer uma garota estranha em um metrô ele magicamente começa a trocar de corpo com Mitsuha. Nesse ponto, Taki não sabe que ele está trocando de corpo com a mesma garota que ele conheceu no metrô, como ele também não sabe que ele está trocando de corpo com Mitsuha 3 anos no passado. Ele na verdade percebe que está trocando de corpo com uma garota desconhecida que mora em uma cidade pequena, e isso não o incomoda a ponto dele tentar descobrir o nome da cidade ou algo do tipo. Um dia a troca de corpos simplesmente para. Isso acontece porque 3 anos no passado o cometa matou Mitsuha, mas Taki não sabe disso. Assim, ele decide procurar pela garota com quem ele trocava de corpo.

                              O cometa e a linha temporal 1


Durante a troca de corpos entre Mitsuha e Taki um cometa irá passar próximo à terra. Um festival irá acontecer no mesmo dia em que o cometa mais se aproximar da terra. Mitsuha marcou de encontrar seus amigos Teshi e Sayaka, logo que se encontram no local do festival eles procuram por um lugar para assistir a passagem do cometa. Infelizmente o cometa se divide em duas partes e uma das partes vem em direção a terra. Essa parte cai atingindo a cidade de Itomori matando centenas de pessoas. Mitsuha, Teshi e Sayaka morrem nesse evento. A área próxima da escola onde eles estudavam e do templo permaneceu intacto. Assim, na linha temporal 1 Mitsuha morre.

                                  Por que eles acordam chorando?

No próximo dia depois da última troca de corpos, eles acordam chorando. Nenhum deles entende a razão de estarem chorando. Isso acontece porque a ligação que eles tinham foi cortada. Para entender melhor é só lembrar de quando Taki no corpo da Mitsuha vai até a cratera onde fica o lugar do deus Musubi, antes de passar pelo rio a avó de Mitsuha diz, “Depois desse ponto é ‘kakuriyo’. Ou seja, submundo. Em trocar de retornar ao mundo em que vivemos você deve deixar para trás o que é mais importante para você. O kuchikamisake.” Taki no corpo de Mitsuha pergunta então, “O kuchikamisake?”. E a avó responde, “Você vai oferecer isso dentro do corpo de deus. Isso é parte de você.” Quando Taki 3 anos no futuro retorna nessa cratera e cruza o rio novamente, ele lembra que do outro lado do rio é submundo. O que ele vai deixar para trás que é mais importante para ele? Sua memória de Mitsuha. Ao mesmo tempo, quando Mitsuha acorda no corpo de Taki fora do submundo, ao retornar ela também tem de deixar o que é mais importante para ela, sua memória de Taki.

A memória que os mantinham ligados um ao outro foi cortada. Eles não percebem, mas tal fato os separa logo depois disso.

Taki procura por Mitsuha


Depois que Taki acorda chorando em seu corpo eles nunca mais trocaram de corpo. Ele então decide saber o motivo deles não trocarem mais de corpo. Assim, ele usa sua memória para desenhar cenários da cidade de Mitsuha. Mesmo sem saber o nome da cidade ele decide ir atrás para descobrir onde fica. Tsukasa e Okudera decidem se juntar a ele, eles pensam que ele vai ao encontro de uma pessoa que ele conheceu online... Depois de muito tempo procurando, eles pouco descobriram sobre a cidade que Taki buscava. Quando eles pararam para comer em um pequeno restaurante alguém finalmente reconhece Itomori nos desenhos de Taki e os fazem saber qual é a cidade que Taki buscava. É dito também que essa cidade foi destruída a 3 anos atrás quando parte de um cometa atingiu a cidade. Essa é a primeira vez que somos informados que a troca de corpo entre Taki e Mitsuha aconteciam com a diferença de 3 anos. Taki fica sem entender como isso é possível. O senhor dono do restaurante os levam até a antiga localização de Itomori. Ao retornar eles vão até a biblioteca local em busca de mais informações e então encontram um livro que contém os nomes de todas as pessoas que morreram no desastre, e na lista ele vê os nomes de Teshi, Sayaka e Mitsuha. Tsukasa e Okudera voltam para Tóquio enquanto Taki decide então voltar ao local onde ele lembra que ficava o templo. Ao chegar no local ele entra no templo e vê o kuchikamizake no pequeno altar. Taki se abaixa e toma um gole do saquê feito com a saliva de Mitsuha. Ao tentar se levantar ele escorrega e cai no chão e ao mesmo tempo ele "viaja" no tempo. Ele vê toda a história de Mitsuha. O nascimento, a mãe dela, o pai dela, a avó dela, as trocas de corpo, a viagem dela até Tóquio para ver ele, ela lhe dando o cordão no metrô, o cometa e a morte dela.

                                         Caminho alternativo

Taki no corpo de Mitsuha acorda na manhã que parte do cometa vai colidir com a terra. Nesse ponto Taki já sabe do desastre. Ele vai até a escola para ver Teshi e Sayaka. Na linha temporal 1 eles se encontram ao entardecer no festival para assistir a passagem do cometa, na linha temporal 2 eles se encontram na sala de aula.

                                             Plano de evacuação

Teshi e Taki no corpo de Mitsuha fazem um plano de evacuação. O plano é colocar uma bomba na estação de abastecimento elétrico da cidade, anunciar a partir da rádio da escola que essa explosão iniciou um incêndio na floresta e que os habitantes deviam se direcionar a escola para segurança, enquanto isso Taki iria até o pai de Mitsuha para que ele auxiliasse em evacuar a cidade. Mas Taki falha em convencer o pai de Mitsuha. Taki percebe que se ele está no corpo de Mitsuha ela deve estar no dele dentro do templo, então ele vai até o local do templo. Mitsuha no corpo de Taki acorda dentro do templo e corre para fora para ver se a cidade foi destruída. Mitsuha não se deu conta que a troca de corpo aconteceu 3 anos no futuro. Taki no corpo de Mitsuha chega ao local. Está para anoitecer. Eles podem ouvir um ao outro mas não podem se ver, isso porque eles estão no mesmo lugar mas com 3 anos de diferença (prova disso é que atrás de Taki no corpo de Mitsuha é possível ver 1 lago apenas, enquanto atrás de Mitsuha no corpo de Taki pode ser visto 2 lagos, o segundo como resultado do impacto do cometa). O sol se põe, acontece o crepúsculo e então os dois passam a se ver.

                                                     Crepúsculo

Vamos voltar em uma das vezes que Taki e Mitsuha ainda trocavam de corpo e a professora durante uma aula ensina que crepúsculo não é nem dia nem noite. Essa hora é quando a conexão entre o mundo que conhecemos e o submundo é feita e então é possível ver algo sobrenatural. Essa é uma crença em algumas comunidades do Japão e o filme usa esse elemento para justificar o fato de Taki e Mitsuha se verem naquele local independente dos 3 anos que separam os dois, inclusive permitindo que eles voltem para os seus corpos originais. Finalmente os dois conversam pessoalmente. Taki devolve o cordão para Mitsuha, e ele sugere que os dois escrevam o nome de cada um na mão do outro para que não se esqueçam de cada um. Taki escreve, e enquanto Mitsuha escrevia o crepúsculo acaba trazendo a noite. Taki retorna ao mundo normal no tempo atual, e esquece o nome de Mitsuha instantaneamente.
                         A importância do cordão de fio vermelho
 
O cordão era o que ajudava a atrasar o esquecimento. Quando Taki ainda buscava pela cidade de Itamuri e ao chegar no local da escola as notas que Mitsuha havia criado vão sumindo e naquele mesmo dia à noite no hotel Taki acaba esquecendo o nome de Mitsuha e o cordão que ele havia recebido de Mitsuha e que usava como bracelete de boa sorte ele não tinha lembrança nenhuma de como ele conseguiu o cordão ou quem deu isso a ele, isso é sinal de que o cordão vem atrasando o esquecimento. Agora sem o cordão já que ele havia devolvido para Mitsuha e voltando ao mundo normal nada mais impede que ele esqueça completamente dela. Se durante as trocas de corpos Mitsuha não tivesse deixado aquele cordão com Taki não haveria ligação entre eles e toda essa troca acabaria sendo como quando ocorria com a avó dela, no final tudo parecia um mero sonho. Aqui nós podemos ver um paradoxo de que os dois estavam predestinados pelo fio vermelho do destino a ficarem juntos.

Linha temporal 2

Voltando ao passado, Mitsuha agora sabe do perigo que o cometa impõe. Mas ela começa a esquecer Taki. Quando ela olha para sua mão para ver o que estava escrito ela percebe que Taki havia escrito "Eu amo você" e não o nome dele. Ela e Teshi vão até a estação de abastecimento elétrica e plantam a bomba que explode. Sayaka faz o falso anúncio de que havia um incêndio na floresta e que por isso os moradores deveriam se reunir na escola, mas ela é logo descoberta. Teshi também é descoberto. Resta Mitsuha convencer o pai dela sobre o desastre que está para acontecer. Ela convence seu pai, parte do cometa atinge a cidade mas todos estavam em segurança em resultado da evacuação. Voltando ao presente, Taki na cratera onde está localizado o templo ainda vê dois lagos em resultado do impacto do cometa. Agora ele está na linha temporal 2 porque a última troca que eles fizeram resultou no salvamento dos moradores da cidade de Itomori. Mas Taki não se recorda de nada, muito menos do que ele fazia naquele local, então ele simplesmente retorna para casa.

Final e o motivo do "Eu amo você"

user uploaded image

Agora, 8 anos se passaram desde que parte do cometa atingiu a cidade de Itamuri. 8 anos que Mitsuha conheceu Taki. 5 anos se passaram desde a última vez que ele viu Mitsuha. Mitsuha finalmente terminou os estudos e se mudou para Tóquio como era desejo dela desde o começo. Taki também terminou os seus estudos e atualmente procura por trabalho.

Por todo esses anos Taki e Mitsuha tem aquela sensação de que eles buscam por algo ou por alguém que os façam sentir-se completos. Esse sentimento é amplificado pelo "Eu te amo" que Taki escreveu na mão de Mitsuha que combina o sentimento mútuo de amor com o cordão que Taki manteve junto dele por 3 anos e desde então de volta com Mitsuha, deixando eles em um estado subliminar de busca por um pelo outro.

Taki e Mitsuha finalmente se veem através da janela do metrô. Eles correm ao redor da estação de metrô procurando um pelo outro, até se encontrarem em uma escadaria. Na escadaria eles continuam a passar um pelo outro sem se falar, já que para eles é estranho abordar um desconhecido, mas Taki quebra o silêncio e pergunta para Mitsuha se eles já se conheceram antes. Ela responde que acredita que sim. A ligação entre eles é estabelecida novamente, eles derramam uma lágrima, perguntam pelo nome de cada um e o filme acaba.





Episódios 1: Kini no na Wa
Categoria: Anime Dublado
Página do Anime: Clique Aqui
Uploader: Animes Online

1 Comentarios "Your Name"

avatar

Top cara, vc gosta mesmo de anime hein? Kkkkkkkk