Neon Genesis Evangelion

agosto 20, 2020 8
Neon Genesis Evangelion

O Mundo dos animes é muito vasto. Afinal, é um modo único de animação possuindo fontes de inspiração e adaptação bem mais vastas (principalmente, mangás, light novels e videogame), além de todo o contexto cultural em que todas essas expressões artísticas são produzidas. A história do povo Japonês é muito antiga, e repleta de tradição. Observando por esse modo, essas animações costumam ter pontos em comum com a época e o contexto em que foram produzidos, e Neon Genesis Evangelion ou Shin Seiki Evangerion é um ótimo exemplo disso. 



A série de anime, de 1995, foi produzida pelo estúdio GAINAX, e ganhou uma adaptação para mangá que começou em 1994 e foi concluída em 2013. Esta saiu antes que a animação por problemas de verba e produção da mesma, essa adaptação não faz parte do Cânon da Série. A série original possui vinte e seis episódios, além de dois filmes, Death and Rebirth (uma espécie de resumo da série) e The End of Evangelion. Além disso, a franquia ainda tem a tetralogia Rebuild of Evangelion,que estava para lançar seu último filme no final de 2020, contudo, devido à pandemia foi adiado para o meio de 2021; por fim também temos os videogames que seguem uma história independente.

  (Imagem do jogo Neon Genesis Evangelion: Girlfriend of Steel 1997) 


A trama apresenta uma Tóquio distópica, no longínquo futuro ano de 2015 (lembrando que a série é de 1995), onde uma parcela considerável da Humanidade foi eliminada por uma tragédia chamado de “Segundo Impacto”, causado por uma das muitas invasões de criaturas chamadas “Anjos”. Após este evento, foram criadas as organizações NERV e SEELE, com o objetivo de eliminar os anjos e proteger a Terra, além de estarem envolvidas com o misterioso plano da Instrumentalização Humana. Para ajudar neste objetivo, foram criadas as Unidades Evangelion, armas mecânico-biológicas.

(Unidades Evangelion)

Shinji Ikari, filho de Gendo Ikari, chefe da NERV, foi escolhido como piloto da Unidade EVA-01, mesmo relutando acaba recebendo o título de “Terceira Criança”. O garoto, órfão de mãe e abandonado pelo pai, passa então a lutar contra os anjos junto de Rei Ayanami, a misteriosa “Primeira Criança” e Asuka Langley Soryuu, a Alemã “Segunda Criança”. Ao mesmo tempo carrega a responsabilidade de salvar a humanidade do processo da extinção, tem que lidar com sua vida escolar e seu relacionamento Gendo.

A História, que à primeira vista parece somente mais um ficção  genérica de robôs gigantes, surpreende pela profundidade filosófica e psicológica. Muitos diálogos corriqueiros são profundamente carregados de filosofia e reflexões existencialismo. Todos os personagens do núcleo central são muito desenvolvidos e aprofundados psicologicamente, principalmente por ideias freudianas. A trama também é salpicada de referências religiosas, principalmente do Cristianismo, que vão além da mera estética e possuem real peso na trama.

Alguns temas recorrentes na série são vazio existencial, depressão, despersonalização, e até mesmo a relação entre pais e filhos. Esse longo conjunto de temas torna a obra difícil de ser entendida a primeira vista, gerando estranhamento e desinteresse do público geral que provavelmente só entrou na série pra ver monstros gigantes sendo despedaçados. Isso nunca é o foco em NGE, e nos momentos em que isso acontece, é normal sermos levados a nos sentirmos enojados e perturbados com as cenas extremamente gráficas e até surreais.

O tema central da série é muito debatido entre fãs e até alguns especialistas. Ao longo dos últimos episódios da série, a pergunta “quem é você?” ou “por que você é o que é?” é martelada constantemente, seja diretamente ou subjetivamente. Todos os personagens parecem ter problemas com essa parte da vida. É muito interessante que você preste atenção nisso quando assistir...

É muito importante frisar que Evangelion não é para todo mundo. O foco não é grandes batalhas, romance ou coisa do tipo. É uma obra profunda e difícil de ser entendida, chegando ao ponto de eu ter conhecido pessoas que precisaram assistir quatro ou cinco vezes para entender. Eu não recomendo para pessoas com problemas relacionados como a depressão e muito menos para para crianças menores de 14 anos. No entanto, se estiver aberto a uma experiência diferente, com certeza te fará pensar bastante. É uma verdadeira obra de arte.





Episódios 1-26: Neon Genesis Evangelion
Categoria: Anime Dublado
Página do Anime: Clique Aqui
Uploader: Animes Online

8 Comentarios "Neon Genesis Evangelion"